DANÇA ESSENCIAL


A Dança Essencial é uma abordagem criada por Silvia Wya Poty, que vem sendo transmitida por meio de cursos, workshops e palestras há cerca de 20 anos.

A proposta da Dança Essencial é a integração corpo-mente-natureza, através da Dança, da Psicologia e da Ecologia Humana. Sua prática favorece o despertar de uma expressão livre e autêntica, e de uma consciência corporal lúcida e integrada a princípios essenciais da vida. 

Consciência e expressão corporal, bioenergética, sensibilização dos sentidos por meio da linguagem cerimonial indígena, dança contemporânea, tribal e terapêutica, manipulação de tochas de fogo, desenhos, pinturas e escritas projetivas, movimento orgânico – são algumas das técnicas desenvolvidas em seus cursos e workshops.

 

WORKSHOPS DERIVADOS DA DANÇA ESSENCIAL

DANÇA COM TOCHAS DE FOGO

Atividade que envolve a manipulação de tochas a partir do alinhamento do corpo, da busca pela fluidez das articulações dos braços, do encontro com o balanço natural do corpo e do seu direcionamento consciente para o exercício com as tochas.

A Dança com Fogo é uma interligação da técnica de swinging circense com bioenergética, dança contemporânea e princípios indígenas para sensibilização sensorial na relação com o elemento Fogo.

 


ROCK’N ROLL E TRANSCENDÊNCIA

Uma experiência dançante impulsionada por Queen, Cure, Clash, Pixies, Creedence, Tina Turner, Rolling Stones, Plebe Rude, Bowie, Beatles e alguns Pop 80’s  – em paralelo com momentos de introspecção, silêncio, consciência corporal e relaxamento.

Assumir tanto a parte mundana e aterrada da existência humana (a partir da dança mais pulsante e ousada do Rock’n Roll), quanto a parte etérea e transcendental (com exercícios de consciência corporal e meditação): este é o equilíbrio dinâmico que este workshop propõe.

O Pogo (dança punk) tem relações com a movimentação da dança tribal indígena e promove reorganizações psicossomáticas com liberdade, expansão e consciência.

Exercitar dentro de nós o pulso das polaridades –  yin/yang, feminino/masculino, lua/sol, dentro/fora, introversão/extroversão, –  favorece a plena integração de quem somos.

Na compreensão Guarani Nhandeva, nosso corpo recebe a energia vermelha, telúrica, que vem de baixo, do centro da Terra; e recebe também a energia azul , cósmica, do alto. No encontro destas duas energias em nosso corpo (o vermelho e o azul), é manifesto então o lilás, o violeta – compreendida como a cor da cura em muitas linhas terapêuticas. Neste sentido, curar-se é permitir que tanto a energia terrena, quando a energia cósmica, estejam fluindo dentro de nós.

“Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui.”- Fernando Pessoa.



PINTURA E DANÇA ESSENCIAIS

Expressão em cores, formas e gestos.
Arte que envolve o corpo, a imagem e a alquimia interior.

Técnicas de desenho e escrita da Psicologia do Corpo e da Pintura Artística que, somadas à Dança Essencial,  favorecem a projeção – em cores, formas e palavras –  do conteúdo psíquico, e sua natural expressão e transformação por meio da dança livre e essencial.




RETIROS NA NATUREZA

  • Dança Essencial em campos abertos e ao redor da fogueira
  • Pintura Corporal com argilas medicinais em rios e cachoeiras
  • Sensibilização dos sentidos para a conexão com as forças da natureza por meio de experiências cerimoniais de linguagem indígena
  • Caminhadas meditativas
  • Silêncio, contemplação e partilhas verbais
  • Descanso, alimentação e momentos livres na pousada

  • Obs: além dos retiros para público em geral, há também retiros específicos de Imersão em Processo Criativo para artistas 

 


MOVIMENTO ORGÂNICO

Atividades que visam aperfeiçoar a organicidade do movimento corporal.

Esta organicidade é benéfica tanto para intuitos artísticos quanto para melhorias na saúde física e mental de participantes interessados em desenvolver a organicidade gestual.



FORMAÇÃO EM DANÇA ESSENCIAL

São apresentadas técnicas (teoria e prática) que visam a conexão corpo-mente-natureza, e que são a base para o exercício da Dança Essencial.

Bioenergética, educação somática, psicologia do corpo, dança, consciência e expressão corporal, desenhos projetivos, cerimônias de linguagem indígena, manipulação de tochas de fogo e dança dos 4 elementos naturais são algumas das atividades apresentadas.

Este curso de formação promove o aprimoramento de profissionais de diversas áreas, bem como o desenvolvimento pessoal.