Silvia Wya Poty é psicóloga especializada em Psicologia do Corpo, terapeuta corporal e energética, artista, dançarina, criadora e difusora da Dança Essencial, terapeuta de Frequências de Brilho, estudiosa da sabedoria ancestral indígena e de técnicas milenares e contemporâneas para conexão mente-corpo, e sua expressão através da dança.
Resultados desta pesquisa interdisciplinar, com foco na educacão, saúde e arte, são transmitidos por meio de cursos, palestras, atendimentos terapêuticos e apresentações artísticas.
A difusão deste trabalho vem sendo realizada há mais de quinze anos, no país e no exterior, por meio de parcerias com instituições dos governos federal, estadual e municipal, tais como Ministério das Relações Exteriores – Itamaraty; ITAIPU Binacional, Foz do Iguaçu/PR; Fundação Museu do Homem Americano/Pró-Arte FUMDHAM, Piauí; Secretaria de Estado da Cultura do Paraná; Centro Cultural Teatro Guaíra; Secretaria da Educaçao do Paraná; Fundação Cultural de Curitiba; Casa Hoffmann Centro de Estudos do Movimento; Instituto Municipal de Administraçao Pública – IMAP; e Prefeituras municipais do Paraná. – No exterior: ImPulsTanz – Vienna International Dance Festival, Áustria; Congresso Mundial de Pesquisa em Dança, Málaga, Espanha; UNESCO/Paris – Conselho Internacional de Dança. Em Curitiba, realiza oficinas e atendimentos em espaços culturais e terapêuticos como Ashram Monserrat, Instituto Educacional de Bem com a Vida, TripCirco Escola de Circo, Cena Hum Artes Cênicas, Espaço Cultural Terra Índia, entre outros.
APRESENTAÇÃO
por LUIS DOLHNIKOFF
Os elementos básicos da dança são os movimentos do corpo. Porém o corpo não está solto no vácuo. Ele se move em meio à dança dos elementos, em compasso com a música da mente, e em ressonância com o ritmo interior. Corpo, mente, ambiente. Dança, psicologia, ecologia.
A integração desses elementos, que correspondem à totalidade da experiência humana, é a essência da arte de Silvia Wya Poty. Uma arte na qual se integram a dança, na forma de espetáculos e performances; o aprendizado, através de cursos e palestras; e a terapia, por meio de atendimentos em psicologia clínica e com técnicas corporais e energéticas.
Silvia Wya Poty é uma dançarina contemporânea para quem a dança, mais além da estética, é uma forma de conhecimento. Ou uma forma de integrar arte e conhecimento. Dança e consciência do corpo. Dança e autoconsciência. Dança e consciência do mundo.
Sua formação multidisciplinar, assim, integra à dança contemporânea (cursos e apresentações no Brasil e no exterior) a graduação em psicologia (com especialização em psicologia do corpo) e a pesquisa em ecologia pessoal através de técnicas milenares tais como o xamanismo e a meditação.
“A pessoa vive inteiramente no presente quando ocupa inteiramente seu corpo” (A. Lowen). Ocupar inteiramente o próprio corpo, e a partir daí, viver inteiramente seu presente: se alguma dança pode caber em palavras, estas palavras comportam o essencial da dança de Silvia Wya Poty. Uma dança em que a consciência, naturalmente voltada para o mundo, volta-se para o próprio corpo, para retornar então ao mundo através de um corpo consciente, uma consciência corporificada.
Se isso dá à dança de Silvia Wya Poty características muito especiais, em que a beleza é apreendida não apenas pelos sentidos, mas também em um sentido mais profundo, ao mesmo tempo mais sutil e mais amplo, faz com que sua arte deixe de ser puramente estética também no plano prático, ao se desdobrar, a partir dos espetáculos, em aulas e sessões terapêuticas nas quais o aprendizado da consciência do corpo resulta em reaprendizado da consciência do mundo.